Biografia


IRIS FIGUEIREDO nasceu na região metropolitana do Rio de Janeiro em 1992, onde vive até hoje. Graduanda em Comunicação Social - Produção Editorial pela UFRJ, Iris sempre foi apaixonada pelos livros. Antes mesmo de nascer, seu pai a presenteou com um livro de pano repleto de imagens, como se soubesse que os livros teriam uma participação especial na vida da família.

Incentivada desde cedo pelos pais a se enveredar pelos caminhos da literatura, aprendeu a ler e escrever aos cinco anos de idade, passando a ler gibis e livros infantis por conta própria. Antes disso, não conseguia dormir sem ouvir uma história - vício que continua até hoje. Escreveu diversos livros pela metade, poemas, contos e sempre adorou as aulas de redação. Quando criança, escrevia e desenhava histórias em quadrinhos, grampeava e presenteava a avó. Iris também é apaixonada por desenho, mas o desenho nunca foi apaixonado por ela.

Já pensou em ser professora, bailarina, tradutora, correspondente de guerra, arqueóloga, restauradora e muitas coisas diferentes, porém seus professores sempre diziam que ela deveria tentar algo relacionado a escrita. Na escola, montava os roteiros das apresentações teatrais, foi oradora da turma no Ensino Médio e sempre tirava melhores notas em Português, Redação e Literatura (não pergunte a respeito de Matemática ou  Biologia). Cursou Jornalismo até o terceiro período, mas abandonou o curso para fazer Produção Editorial e ficar mais ligada com o mercado editorial.

Nunca acreditou que fosse ser escritora ou trabalhar com livros, mas atualmente tem um conto publicado em "Meu Amor é um Anjo", título da coletânea "Amores Proibidos" (Editora Draco, 2011) e seu primeiro romance será lançado em dezembro de 2011, com o título "Dividindo Mel". Além desses dois títulos, tem novos projetos saindo do forno. Tudo isso só foi possível após a criação de seu blog sobre livros, em dezembro de 2009, incentivada pelo seu pai. Atualmente trabalha como parecerista e dedica boa parte do seu tempo a leitura, escrita e atualização de seu site, o Literalmente Falando.

Em junho de 2011 recebeu uma moção de aplausos da Prefeitura Municipal de São Gonçalo, como cidadã exemplar. É coordenadora e mediadora do Clube de Leitura Niterói - São Gonçalo e madrinha do Clube do Livro do Instituto C&A.